
No Brasil, cerca de 57 milhões de pessoas estão endividadas, mas não têm conhecimento. Destes, 19 milhões foram negativados, ou seja, o nome deles aparece na lista de inadimplentes. O levantamento foi realizado pela Serasa, plataforma de serviços financeiros.
Não monitorar o CPF é o principal motivo para o desconhecimento da dívida, seguido por dados cadastrais desatualizados e desinformação financeira. Segundo a Serasa, a dívida pode se prolongar por anos: o consumidor só descobre quando vai buscar crédito (financiar uma casa, por exemplo) e seu pedido é recusado por ele estar inadimplente.
Saiba se você é um deles
Para saber se há algum débito pendente, pesquise a situação cadastral do seu CPF.
Opção 1
1 – Acesse o site ou aplicativo da Serasa e faça o login com o seu CPF e senha — caso não tenha uma conta, será necessário se cadastrar;
2 – Na página inicial verifique se há dívidas em seu nome;
3 – Caso haja, aproveite as opções de negociação e selecione a que mais cabe no seu orçamento;
4 – Realize o pagamento, conclua a negociação e aguarde que, nos minutos seguintes, o seu CPF estará livre de pendências.
Entre os dias 17 de fevereiro e 31 de março é realizado o Feirão Serasa Limpa Nome 2025, que oferece negociação de dívidas com até 99% de desconto no site da Serasa.
Opção 2
Além da consulta on-line, é possível verificar se há dívidas presencialmente em qualquer agência dos Correios em todo o Brasil, até o dia 31 de março, quando o Feirão Serasa Limpa Nome termina.
Opção 3
Registrato é a ferramenta do Banco Central que permite que os brasileiros consultem a situação cadastral do CPF. Para acessar, basta inserir o login e a senha da conta gov.br de nível prata ou ouro.
Fontes: Serasa, Agência Brasil, Estadão e CNN.